Artistas se reúnem no Gestuurde Natuur para expor a natureza em forma de arte

O Gestuurde Natuur (Natureza Controlada) é um projeto que reuniu 12 artistas para se expressarem usando seus trabalhos para mostrar as mudanças e as forças da natureza, o projeto aconteceu entre o dia 6 de novembro de 2011 e foi até o dia 29 de janeiro de 2012, na cidade de Zwolle, Países Baixos.

Dicas para espantar o calor

Para quem mora em São Paulo ou em outras regiões do Brasil e está sentindo que estamos um pouco mais próximos do sol neste verão, aqui vão algumas dicas para aliviar um pouco o calor, pelo menos na web com idéias ‘geniais’.

Drinkify - Digite o nome de uma banda e ganhe uma bebida de indicação

Ahhh Sexta-Feira! Dia em que os bares ficam mais cheios e cada vez mais rodadas de bebidas são servidas, porém se você é daqueles que curte beber em casa e ficar na net ou vendo um filme (que nem eu, forever alone) aqui vai uma dica de site bacana que é o Drinkify.

David Choe – Conheça o trabalho do cara que grafitou a sede do Facebook

O quartel general, ou a sede do Facebook fica localizada em Palo Alto, na Califórnia, e da mesma forma que o Google tem seus belos escritórios, no Facebook não é diferente, aliás, o ambiente parece ser ainda mais descontraídos com grafites feitos por David Choe em várias paredes.

31 março 2010

Projetor Sim2

Reconhecida por desenvolver projetores DLP com design inovador, a italiana Sim2 acaba de lançar no País o primeiro projetor voltado para home theater que utiliza como fonte geradora de luz a tecnologia 3LED. O modelo Full-HD Grand Cinema Mico 50 reúne uma combinação de três poderosas lâmpadas de LED destinadas às cores digitais primárias (RGB), e que traz como maior benefício a vida útil de até 30.000 horas! Isso equivale a um período aproximado de 20 anos, se considerarmos um uso de 4 horas por dia, sem a necessidade de troca do acessório.



Além de representar economia, segundo o fabricante, a fonte luminosa de LEDs proporciona brilho de 800 ANSI Lumens e pureza para as cores primárias, com uma gama de tonalidades mais ampla e consistente. Outra vantagem dos LEDs é a capacidade de oferecer cores estáveis durante toda a sua vida útil, além de produzir informações seqüenciais ultra-rápidas, dispensando a roda de cores da tecnologia DLP e, conseqüentemente, eventuais imperfeições.

O arrojado projetor da Sim2 possui o último chipset da Texas Instruments, Darkchip4, que permite uma reprodução de contraste de 100.000:1. Entre as entradas disponíveis estão duas entradas HDMI e uma RGB-HV.

Fonte

Emissões de carbono

Greenpeace: cloud computing aumenta emissões de carbono


Um novo relatório do Greenpeace adverte que o crescimento da computação em nuvem será acompanhado por um forte aumento das emissões de gases com efeito estufa, e convida as grandes empresas, como Facebook, Yahoo e Google, a fazer mais para ajudar o meio ambiente.

"A nuvem está crescendo em um momento cujas alterações climáticas e a redução na emissão de gases tornou-se uma preocupação primordial", diz Greenpeace em relatório divulgado na terça-feira (30/3). "Com o crescimento da nuvem, entretanto, vem um aumento da procura de energia", acrescenta.


De quanto é esse aumento? O Greenpeace admite que é difícil calcular, mas estima que a energia elétrica consumida pelos centros do mundo de dados e redes de telecomunicações - o que chama de "os principais componentes de computação baseados em nuvem" - irá triplicar entre 2007 e 2020.

As grandes empresas de internet estão trabalhando duro para melhorar a sua eficiência energética, o que ajuda a reduzir seus custos operacionais.Mas, segundo a entidade, eles ainda irão escolher centros de dados, valendo-se do sentido mais comercial, mesmo que isso signifique usar "energia" suja "a partir de plantas a carvão".

O relatório, intitulado "Make It Green: Cloud Computing e a sua Contribuição para a Mudança Climática", toma como ponto de partida o lançamento do IPad Apple. O Greenpeace chama o IPad de "um prenúncio do que está por vir", no sentido de que o seu objectivo principal é fazer o download de vídeo, música e livros de serviços baseados em nuvem.

Não é a primeira vez que o Greenpeace tem chamado a atenção para o uso de energia em data centers. Além do mais, o grupo ambientalista parece disposta a sensibilizar os consumidores sobre onde os seus serviços de Internet vêm.

Recentemente, o Greenpeace lançou uma campanha contra o Facebook, sobre sua decisão de construir um centro de dados em Prineville, Oregon, que utilizará partes de carvão na captação de energia. Em seu relatório, a entidade contrastou o caso da rede social com uma decisão feita pelo Yahoo, que está construindo um centro de dados em Nova York, e que usará principalmente energia hidrelétrica.

O Facebook afirmou que o clima do Oregon permite o uso de um tipo de refrigeração de ar fresco que elimina a necessidade de equipamentos de refrigeração pesada. A empresa também enfatiza que nunca escolheu executar o seu centro de dados utilizando energia do carvão.

O Facebook se defendeu em declaração ao site Data Center Knowledge no mês passado dizendo que não existe datacenter movido a carvão ou a energia hidrelétrica. Segundo um porta-voz do portal, os datacenters plugam equipamentos no sistema interconectado do fornecedor de energia, que produz eletricidade de diversas maneiras.

Tanto o Google quanto a Microsoft vêm realizando um trabalho de educação sobre como reduzir seu consumo de energia. Ano passado, o Google ainda propôs um plano (3,7 trilhões de dólares) de 20 anos para reduzir a dependência dos EUA dos combustíveis fósseis.

Ainda assim, o Greenpeace quer que as empresas de internet façam mais em pró do fornecimento das energias renováveis disponíveis, e que ignore o aumento da demanda por meio de escolhas sobre onde localizar novos centros de dados ou por pressões políticas.

"A última coisa de que precisamos é de mais infraestrutura em nuvem construída em locais onde isso represente alta na demanda por energia suja acionada a carvão", finaliza o Greenpeace, cujo argumento é o de que as empresas da web deveriam ser mais cuidadosas quanto aos locais em que constroem suas centrais de dados e deveriam intensificar a pressão em Washington por energia mais limpa.



Fonte

23 março 2010

TVs com selo de Baixo Consumo

Uma proposta apresentada na semana passada pela Federal Trade Commission, órgão do governo americano que regula o comércio e as relações de consumo, pode mudar radicalmente o segmento de equipamentos eletrônicos. A idéia é que os aparelhos venham com um selo semelhante ao utilizado atualmente nos alimentos, indicando para o consumidor a forma correta de usá-lo e a energia consumida.


TV Scarlet II da LG com painel IPS e Energy Saving.

O "EnergyGuide", como está sendo chamado o selo, seria obrigatório inicialmente em todos os televisores comercializados no País. Como faz hoje ao comprar um produto no supermercado, o consumidor poderia ler as informações contidas no selo colado ao aparelho, onde o fabricante seria obrigado a discriminar dados relevantes sobre o funcionamento do TV. Atualmente, o selo já é obrigatório, nos EUA, em alguns eletrodomésticos, como refrigeradores e aparelhos de ar-condicionado.

No caso dos TVs, a FTC decidiu colocar em consulta pública a sugestão de adotar o selo. A Comissão alega ter recebido várias reclamações de usuários sobre a falta de informações detalhadas na hora de escolher um televisor. A consulta vai até dia 14 de maio. Nesse período, qualquer consumidor pode se manifestar a favor ou contra a proposta.

A FTC, no entanto, restringiu as manifestações aos aspectos diretamente relacionados com o tema: consumo de energia (tanto no modo STANDBY quanto com o aparelho ligado), instalação adequada e modo correto de funcionamento.

Fonte

Nintendo lançará novo portátil 3D

A Nintendo planeja lançar um novo modelo de seu portátil DS com capacidade de oferecer jogabilidade em três dimensões sem o uso de óculos especiais.

A empresa japonesa disse que o novo portátil será capaz de executar os jogos de modelos anteriores do DS e será lançado no ano fiscal que vai de abril a março de 2011.




A Nintendo, que compete com a Sony e a Microsoft no ramo de videogames, não divulgou mais detalhes como preço ou data de lançamento, mas afirmou que mais informações serão anunciadas na feira de video games E3, em Los Angeles, em junho.

A Sony planeja lançar títulos 3D para seu console PlayStation 3 quando os televisores 3D forem lançados em junho.

Antes do anúncio, as ações da Nintendo fecharam em alta de 0,3 por cento, a 27,97 ienes.

Fonte

19 março 2010

176 milhões de celulares

Em fevereiro, Brasil supera marca de 176 milhões de celulares


O Brasil encerrou o mês de fevereiro com mais de 176 milhões de telefones celulares, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgados nesta quinta-feira (18/03).

Segundo o órgão regulador, este é o segundo maior crescimento apresentado pelo setor no mês de fevereiro nos últimos dez anos. O desempenho de cerca de 1,71 milhão de novos usuários no segundo mês de 2010 fica atrás apenas das cerca de 1,26 milhão de linhas novas verificadas no mesmo mês de 2008. Em comparação a janeiro de 2010, o avanço foi de 0,59%.



A maior parte dos celulares habilitados no País ainda é de telefones pré-pagos, que totalizam 82,54% da base, contra 17,46% de pós-pagos. Com os números de fevereiro, o Brasil passa a ter densidade de 91,87 acessos por 100 habitantes.

A Vivo mantém a primeira posição no mercado tendo elevado sua participação de 29,87% em janeiro para 29,93% em fevereiro deste ano. A Claro também continua na segunda posição com o mesmo índice de participação (25,5%) desde dezembro de 2009. A Tim, em terceiro, registrou 23,6% de participação dos últimos dois meses. A Oi é a quarta colocada, com 20,56%, perdendo um pouco de participação no comparativo com os 20,61% registrados em janeiro.

3G
Em relação à tecnologia, a terceira geração de telefonia celular detém 4,58% de participação de mercado, ou 8,1 milhões de aparelhos. Os terminais dedicados exclusivamente a dados (modens de acesso à internet) têm 2,75% de market share e somam 4,8 milhões de unidades. Em janeiro as participações dessas tecnologias eram, respectivamente, 4,25% e 2,63%.

Fonte

12 março 2010

Teclados e Mouses

Teclados e Mouses: Star Trek, Iron Man e Wolverine



Os novos teclados e mouses da Keyscaper vão agradar em cheio os fãs de Star Trek e da Marvel. São três sets com teclado e mouse ótico sem fio.

Para quem gosta de Jornada nas Estrelas tem o Star Trek Ncc1701 Warp Wired Keyscaper e o Ncc1701 Warp Wireless Mouse decorados com a nave Enterprise do filme de J.J. Abrams.



Já quem é fã da Marvel pode escolher entre o teclado Iron Man Wired Keyscaper e mouse ou o teclado Wolverine Wired Keyscaper e Wolverine Wireless Mouse.

Cada teclado custa US$45,99 e cada mouse, com 2 botões, scroll wheel e wireless USB, custa US$26,99 na pré-venda da Urban Collector, que aceita encomendas do Brasil.

Fonte

11 março 2010

Vídeo e áudio de alta qualidade

HDMI: vídeo e áudio de alta qualidade

Áudio e vídeo de alta qualidade não são mais uma novidade no mercado de eletrônicos domésticos. Sua popularidade foi definitivamente estabelecida com o surgimento da TV Digital e dos tocadores de DVD do padrão Blu-ray.

Para interligar sintonizadores de TV Digital, tocadores de Blu-ray e PCs com TVs de alta definição foi criado um novo tipo de conexão, a chamada HDMI (High-Definition Multimedia Interface ou Interface Multimídia de Alta Definição). Esta é uma interface totalmente digital que consegue transmitir vídeo e até 8 canais de áudio, simultaneamente, sem perda de qualidade, ao contrário das outras formas de conexão como Radio Frequência, Cabo coaxial, Vídeo composto, S-Video e Vídeo componente.



A grande vantagem desta conexão está em ser digital, assim os sinais de áudio e vídeo, não precisam ser convertidos para analógico e depois retornar para o formato digital, perdendo qualidade e estando sujeitos a ruídos e interferências.

O que pouca gente sabe é que o HDMI não é um único padrão e que existem muitas versões diferentes para esta interface.

A primeira versão do HDMI é a 1.1 e possui suporte apenas para o padrão básico de áudio e vídeo para DVD. Na versão 1.2 foi incluído o suporte para a conexão de PCs às TVs de alta definição. A versão 1.3 do HDMI passou a permitir a transmissão de dados em velocidades de até 10.2Gbit/s (340MHz) o que significa melhor reprodução de cores e sons.

A mais nova versão desta interface é a 1.4. Agora o HDMI suporta telas com resoluções de até 4096 x 2160p, pode ser utilizado como um canal de transmissão de dados de alta velocidade como a rede Ethernet e já está preparado para a nova onda que vem por aí, a transmissão de imagens em 3D.

A partir da versão 1.3 foram criadas duas categorias para os cabos que interligam os equipamentos. O cabo de categoria 1, também conhecido como cabo padrão, que transmite sinais de até 74.25 MHz, e o cabo de categoria 2, conhecido como cabo de alta velocidade, para transmissão de sinais de até 340 MHz. Ou seja para tirar proveito de todas as vantagens de uma interface HDMI versão 1.3 ou 1.4 é necessário o uso de cabos de categoria 2.

Uma pergunta frequente é qual o tamanho máximo de um cabo HDMI? O tamanho máximo usualmente adotado pela indústria é de 10 metros, mas existem adaptadores que permitem o uso de cabos maiores.

Agora, antes de adquirir seu Home Theater, tocador de Blu-ray, TV Digital ou cabos de interligação é bom ficar de olho nas versões de cada interface HDMI para que você obtenha a melhor imagem e áudio que seus equipamentos permitem.

Fonte

10 março 2010

Twitter combate golpes online

Twitter incorpora serviço que combate golpes online

O Twitter lançou ontem (9/3) um serviço de checagem de links que tem como objetivo combater os ataques de phishing scam (golpes online utilizadas para furtar informações de internautas, com o uso de sites falsos) e a disseminação de pragas virtuais.

Como parte da iniciativa, o microblog também criou uma ferramenta para encurtar endereços de Internet. Assim, os links ganharão a extensão twt.tl. “Ao checar os links publicados no Twitter com o novo serviço, podemos detectar e evitar a disseminação de endereços nocivos”, escreveu a empresa em seu blog.



Os golpes de phishing no Twitter costumam envolver crackers que buscam ter o controle de contas de usuários. Assim, eles usam essas contas para enviar spam e lucrar com a divulgação de produtos dessa forma.

Com o crescimento da popularidade do Twitter, o serviço começou a ser alvo de ataques. No ano passado, o microblog tentou algo semelhante, mas sem grande sucesso, ao incorporar a API (interface de programação) Safe Browsing, do Google, que também busca verificar links em busca de ameaças.

Fonte

08 março 2010

Case de madeira para iPad

Vers apresenta case de madeira para iPad

Se tem uma coisa que essa case de madeira da Vers para iPad não é, é portátil. A fabricante não considerou isso em sua concepção, focando-se no diferencial visual da coisa, que ainda inclui um pé traseiro para apoio sobre a mesa.



A Wood Case da Vers para iPad será comercializada em bambu renovável e outras madeiras sólidas, com 4mm de espessura. O bacana é que ela possui uma borda interna de aço para garantir ainda mais proteção para a tablet, contando com espaços abertos para o conector de dock, controle de volume e botão Home.

Quando estiver disponível, ela sairá por US$80 no mercado internacional.

Fonte

05 março 2010

Windows 7 é recordista em vendas

A Microsoft já vendeu 90 milhões de cópias do Windows 7 até agora, garantindo ao sistema operacional a posição de mais vendido na história, de acordo com o chefe financeiro da empresa, Peter Klein.



Com o sucesso do novo sistema, o Windows XP pode finalmente ter os seus dias contados. Os negócios estavam particularmente hesitando em relação à atualização, mas essa tendência parece estar mudando, segundo a Microsoft.

"Estamos conversando com a maioria dos nossos consumidores corporativos que estão planejando migrar para o Windows 7”, afirmou Klein.

Fonte

Aproveitam boom de TVs LCD

Fabricantes de chips para iluminação aproveitam boom de TVs LCD

O crescente mercado de televisores e monitores LCD deve ajudar algumas pequenas e médias empresas que produzem os chips usados na iluminação dos fundos dos aparelhos.

Televisores LCD precisam de "backlight", ou iluminação por trás, que é feita ou através de LEDs, para o qual é necessário o uso de chips, ou pelas tradicionais lâmpadas fluorescentes de catodo frio (CCFL, na sigla em inglês).



Fabricantes de TVs LCD estão, cada vez mais, escolhendo a primeira, uma vez que os aparelhos ficam com tela mais fina, gastam menos energia e produzem imagens melhores que as iluminadas com CCFLs.

Como resultado, fabricantes de produtos semicondutores de nicho que fabricam chips de LED como Supertex, Monolithic Power e Microsemi devem se beneficiar do crescimento no mercado de televisores LCD.

"Acho que, inicialmente, enquanto o mercado for jovem, as empresas menores irão se beneficiar mais", disse o analista Tore Svanberg, da Thomas Weisel.

Iluminação por LEDs já é usada em celulares há tempos, mas, ao passo que cada vez mais fabricantes de TVs e monitores passem a usar a tecnologia, isso dará às fabricantes de chips uma injeção de adrenalina.

"O motor do mercado no momento são os televisores com LED", disse o analista Daniel Amir, da Lazard Capital Markets. "Esse é um negócio grande, muito grande", acrescentou.

Fonte

04 março 2010

Você sabe o que é a tecnologia IPS?

Saiba por que o In-Plane Switching melhora a qualidade de imagem das TVs e monitores LCD.

Se você der uma olhada nas especificações técnicas de qualquer monitor ou TV LCD, certamente irá se deparar com diversos itens que não está familiarizado. São novas tecnologias que, muitas vezes, trazem variações mínimas de qualidade para o usuário, mas podem representar grandes avanços tecnológicos para a indústria.



No caso dos monitores e TVs, dois itens são os maiores objetos de estudo: diminuição do consumo de energia e aumento da qualidade de imagem e projeção. Uma das tecnologias que atende esse quesito e que chegou recentemente no Brasil é a IPS (In-Plane Switch).


Como funciona?

A tecnologia IPS (In-plane switching) é uma variação da tecnologia LCD. A diferença está nos cristais líquidos, que são alinhados horizontalmente ao invés do tradicional alinhamento vertical. Isso permite que o sistema chegue a taxas de atualização de até 240Hz (numa comparação direta, as telas convencionais de LCD têm uma taxa entre 60 e 75Hz).



O resultado disso é um maior ângulo de visão: 178° contra 160° das LCDs. Isso permite que o espectador fique um pouco de lado em relação à TV e, ainda assim, mantenha um campo perfeito de visão. A qualidade da imagem é garantida também pelo baixo tempo de resposta, ideal para cenas de movimento.

A tecnologia IPS pode ser utilizada em TVs com um mínimo de 17” e um máximo de 52”. Já em monitores o intervalo é menor: mínimo de 20” e máximo de 30”.


Novidade já tem mais de uma década de estudos

A tecnologia não é nova. Na verdade já tem mais de uma década. Ela foi desenvolvida pela Hitachi em 1996 tendo como objetivo melhorar o ângulo de visão e a reprodução de cores. A idéia era se aproximar ao máximo do sistema de reprodução de cores dos monitores CRT.



No Brasil uma das pioneiras a utilizar a tecnologia IPS foi a Panasonic. Atualmente, a marca disponibiliza o sistema em três modelos de televisores, todos da linha Viera, em telas LCD que variam de 32 a 37 polegadas. Outra empresa que agora está lançando no mercado TVs que utilizam esse sistema é a LG.


Preços compatíveis

Embora a tecnologia IPS apresente um ganho considerável de imagem, nem por isso o valor dos produtos que trazem esta novidade tiveram um aumento considerável. Em geral, aparelhos com IPS estão na faixa de preço dos demais concorrentes diretos do mercado.

Por isso vale ficar de olho na hora de escolher a sua TV. São pequenos detalhes nas características que, muitas vezes, fazem mais diferença do que um aparelho mais caro ou mais imponente.

Fonte

Inaugura Nova Série de Smartphones

Nokia C5 Inaugura Nova Série de Smartphones

O Nokia C5 inaugura uma nova série de smartphones da empresa, a C Series. O C5 roda o sistema Symbian (S60 3ª edição) e tem como foco principal facilitar o acesso dos usuários às suas redes sociais, como Facebook e Twitter. Ele já vem com suporte ao Ovi Mail, Live Hotmail, Gmail e Yahoo! Mail através do Nokia Messaging, que continua sendo uma verdadeira mão na roda.



O Nokia C5 tem um case de aço inoxidável que é bonito e resistente. A câmera tem 3.2 megapixels, e grava vídeos VGA com até 15 frames por segundo. O Nokia C5 já vem com o programa de navegação Ovi Maps, tem 50MB de memória interna e um cartão microSD de 2GB (com suporte até cartões de 16GB). A tela de 2.2” tem uma resolução de 320 x 240 pixels, com 16.7 milhões de cores. O C5 ainda tem A-GPS, Bluetooth 2.0 e plug de 3.5 mm.

Mas um dos maiores destaques deste aparelho é mesmo a duração quase sobrenatural da bateria, que resiste até 12 horas de conversação e até 630 horas em standby.

Fonte

02 março 2010

TV Digital: Normas dos perfis...

TV Digital: Normas dos perfis de interatividade já estão na ABNT


Tome nota: os projetos das normas técnicas de interatividade do padrão nipo-brasileiro de TV Digital já estão com o secretariado da ABNT, mas ainda não migraram para a área pública.

A expectativa é de que a consulta tenha início na semana que vem e seja de curta duração. As normas para os dois perfis de interatividade podem ser aprovadas em até 60 dias.

Os perfis preservam a identidade e a arquitetura do Ginga, incluindo os módulos NCL e Java.



O primeiro perfil tem recursos de monomídias como texto, fotos e imagens animadas. E ao segundo foram acrescentadas tecnologias de transmissão de aplicações de clipes de áudio e vídeo, permitindo, por exemplo, o “tira-teima” de jogos de futebol em mini-telas ao lado da imagem principal, entre várias outras possibilidades comerciais e lúdicas que poderão ser desenvolvidas e implementadas pela indústria.

A aprovação e a publicação das normas de interatividade pela Associação Brasileira de Normas Técnicas é vista como ponto-chave para o esforço de promoção internacional do Ginga, depois do reconhecimento da ITU (União Internacional de Telecomunicações).

Aspectos técnicos do Ginga-NCL – que compõe o padrão de middleware adotado no Brasil – foram incorporados à recomendação UIT-R BT.1699. E na Recomendação UIT-R BT.1306, constam inovações apresentadas pelo Brasil ao sistema ISDB-T, contidas nas Normas brasileiras.

Por intermédio de um acordo firmado entre Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a UIT, a entidade brasileira e o processo de padronização adotado na TV digital passam a ter para a UIT o mesmo status dos equivalentes editados por entidades como o Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI).

Fonte