02 dezembro 2009

Instalar o Windows 7

Se você está com dificuldades para instalar o Windows 7, saiba que não é o único. A solução para o seu problema pode estar aqui.

Usuários mais experientes sabem que nem toda migração de sistema operacional ocorre facilmente e muitas vezes um detalhe torna o que deveria ser uma corrida simples numa verdadeira maratona sem fim. E com o Windows 7 não poderia ser diferente.


Muitos leitores têm reportado problemas diversos, como os que estão relacionados à chave de ativação do software. Caso você não tenha tido sucesso na migração para o Windows 7, encontre aqui a solução para o seu caso.



Atenção: Antes de começar o processo de migração, recomendamos que você conecte seu computador diretamente, por meio de um cabo de rede (e não por meio da rede sem fio) a um roteador que esteja conectado à web. Desta forma, estaremos garantido que o Windows 7 tenha a chance de baixar novos roteiros de atualização que a Microsoft possa ter criado com o objetivo de resolver problemas de instalação.


Instalação que trava em 62%
O primeiro problema de instalação que o usuário pode encontrar na migração do Vista para o Windows 7 pode não parecer óbvio num primeiro momento. Mas após a barrade progresso alcançar a marca de 62% e ficar lá por dez minutos ou mais, dá para imaginar que algo está errado.


O culpado disso é um serviço chamado Iphlpsvc, que pára de responder ao sistema durante a instalação do sistema operacional.


Felizmente, a solução nesse caso é relativamente simples. Caso o usuário não sinta-se confortável em lidar com ajustes na configuração do sistema, baixe e instale a correção automática da Microsoft, o MicrosoftFixit50319. Siga as orientações do assistente e o problema deve estar resolvido em questão de minutos.


Caso queira resolver a falha por conta própria, começo por reiniciar o PC. Depois que estiver logado no sistema operacional, clique em Iniciar e com o botão direito do mouse selecione Computador e Propriedades. Escolha Avançado, Variáveis de ambiente e então Variáveis de Sistema e Novo.


No campo Nome da Variável, digite MIG_UPGRADE_IGNORE_PLUGINS e no campo Valor da Variável digite IphlpsvcMigPlugin.dll. Clique no botão OK para fechar a janela que está aberta e inicie a instalação do Windows 7 novamente.



Reinicializações sem fim
Outro problema que afeta a instalação do Windows 7 - e este, infelizmente ainda mais comum - e a processo de loop de boot. Este problema faz com que o sistema inicie e apresente uma mensagem informando que o Windows 7 não pôde ser instalado e que a versão prévia (Vista) foi restaurada.


Na próxima vez que o usuário reinicia o PC, o Windows começa a instalação novamente e, uma vez mais, chega na mesma situação de erro. E isso se repete indefinidamente.


Para escapar desse processo de loop sem fim, selecione o Vista no menu de inicialização do sistema e então insira o seu velho disco de instalação do Vista na unidade óptica do seu computador. Quando o menu de configuração (setup) do Vista for exibido, selecione sair do setup.


Então, clique em Iniciar, Todos os Programas e Acessórios. Depois, como o botão direito do mouse, escolha Prompt de Comando e Executar como Administrador no menu de contexto.


Na linha de comando, digite D:\boot\Bootsect.exe /NT60 All - substitua a letra D pela letra do drive que contém o disco de instalação do Vista. Isso fará com que os parâmetros de boot do sistema sejam restaurados.


Feito isso, reinicie seu computador e comece o processo de instalação do Windows 7 novamente.


Chave de ativação inválida
As chances de este erro atingir um usuário brasileiro - pelo menos por enquanto - são reduzidas. O motivo é que o erro em questão envolve a versão de atualização do Windows 7 e, no Brasil, a Microsoft só está vendendo a versão completa do software - uma versão de atualização pode ser lançada no início de 2010.


Mas, se por algum motivo você comprou uma versão de atualização nos Estados Unidos e se na hora de fazer o upgrade se deparar com uma mensagem dizendo que a chave de ativação do seu Windows 7 é inválida, veja aqui como resolver. E a solução, infelizmente, é trabalhosa e consome tempo.


Na realidade, não se trata de um bug na essência e a falha ocorre quando o usuário tenta instalar a versão de atualização do Windows em um HD que foi previamente formatado quando na realidade a versão upgrade do Windows 7 precisa ser instalado em um sistema que possua o Windows XP ou Vista instalados.


Caso a rotina de instalação falhe ao localizar uma versão anterior do sistema operacional, o Windows 7 ‘pensa’ tratar-se de uma instalação do sistema operacional em um PC novinho em folha e não de uma atualização. O resultado é que a chave de ativação - específica para upgrades - não funciona.


Para livra-se desse problema, é preciso ter o sistema anterior, seja o XP ou Vista, instalado no disco rígido no momento do boot. Isso irá exigir, no caso daqueles que formataram o HD, reinstalar o sistema operacional anterior antes de fazer a atualização para o Windows 7.


O problema é que o a versão de atualização do Windows 7 exige que esteja instalado ou o Vista SP1 ou Windows XP SP3. Assim, depois de reinstalar o sistema operacional antigo, o usuário será obrigado a instalar também as versões mais recentes do sistema em questão.


Para os mais precavidos e que fizeram um imagem ISO do disco rígido antes de mexer em qualquer coisa, basta restaurá-la e partir para a instalação do Windows 7.


Se mesmo depois de fazer isso o problema da chave de ativação persistir, entre em contato com o suporte local da Microsoft.

PcWorld

0 comentários: