09 fevereiro 2011

Lydon Baty envia Avatar para escola, pois vive isolado por causa de uma doença

Por causa de uma grave doença nos rins, jovem Lydon Baty, de Knox City, Estados Unidos, tem o seu sistema imunológico totalemente afetado e foi obrigado a viver em completo isolamento. Infelizmente ele até mesmo não pode ir ao colégio pois qualquer ambiente cheio de pessoas poderia colocar sua vida em risco.


Mas graças a tecnologia ele está tendo uma grade ajuda. Para atender suas necessidades foi criado um avatar completo para que o garoto do Texas pudesse assistir às aulas sem medo de se contaminar.


O robô de aço suporta, no topo, uma pequena tela que leva o rosto de Lydon para andar pelos corredores da escola, presenciar as aulas e até mesmo conversar com seus colegas na hora do intervalo. Tudo isso é feito através do simples processo de videoconferência. A tecnologia custa em torno de US$ 5.000 dólares.


"É absolutamente espantoso", disseLyndon, em entrevista à estação americana de notícias KFDX. "Eu nunca pensei que, mesmo doente, poderia ter qualquer interação, muito menos desse tipo. É simplesmente como se eu estivesse na sala de aula”, acrescentou o garoto.

Essa é a primeira vez que um robô é usado em uma escola e tudo indica que está dando certo. O robô Vgo tem autonomia de 8 horas e comporta câmera, microfone e alto-falantes, o que possibilita a interação. Agora, Lydon pode falar e ser ouvido, ver e ser visto – sem sair do seu quarto e sofrer qualquer tipo de ameaça à sua saúde. “Lydon tem um motivo para se levantar. Ele toma seu remédio, come, senta em frente ao computador e espera o sinal (da escola) tocar", declarou Sheri, mãe do garoto, ao KFDX.

0 comentários: