01 agosto 2011

Entenda porque você precisar entender o Uncanny Valley

Somente o “Nerd dos Nerds” que acessa o blog vai entender do que se trata o Uncanny Valley.

Explicação cientifica para o Uncanny Valley: Hipótese da robótica que cria um paradigma e explica as reações emocionais de nós, seres humanos, para com os robôs.

Explicação “Chucra” sobre o Uncanny Valley: Você sente “Repulsa” por robôs que se parecem demais com humanos.



O inventor do termo Uncanny Valley (Vale Estranho) foi o roboticista japonês Masahiro Mori, em 1970. O caso foi o seguinte: Quanto mais Masahiro criava robôs que se pareciam com humanos (no quesito feições), mais eles chamavam a atenção, porém algo reverso começou a acontecer, as pessoas passaram a demonstrar um instinto de repulsa contra os robôs.


“Se você vê algo que... parece um humano mas não é, mantenha seus olhos nisso e a sua machadinha por perto.” - Sr. Castor, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Quer um ótimo exemplo que mostra como um humano fica incomodado com um robô humanóide? Mais uma vez eu cito o Will Smith por aqui, dessa vez no trailer de Eu, Robô, veja se você fica um pouco incomodado...


Não se incomodou muito ainda? Robô com expressões faciais mais real do mundo:


Ode to the Uncanny Valley:


Nada ainda?
E agora?


Bom, se nada disso te deixou ao menos com um “pouquinho” de repulsa que seja, talvez os estudos sobre Uncanny Valley precisem ser melhorados, sugiro que você cumprimente um robô humanóide pessoalmente e leia essa "Matéria" que explica muito bem sobre o Uncanny Valley.

0 comentários: