26 novembro 2009

PixelQi nova tecnologia em LCD.

PixelQi faz outra demonstração de nova tecnologia em telas LCD

Mary Lou Jepsen, fundadora da PixelQi, postou no blog da empresa uma série de imagens comparando o desempenho de suas novas telas LCD “3Qi” com painéis LCD tradicionais em netbooks, sob condições variadas de iluminação. A julgar pelas imagens, a empresa está no caminho certo para cumprir uma promessa até agora considerada impossível: criar uma tela LCD com reflexo zero e cores vibrantes em ambientes internos, mas que se mantenha perfeitamente legível mesmo sob a luz direta do sol.



Na demonstração, três netbooks Dell Mini 10 foram equipados com três tecnologias de tela diferentes: Glossy (brilhante), Matte (anti-reflexo) e a nova tela da Pixel Qi. Enquanto a tela Glossy está praticamente ilegível por causa do reflexo de lâmpas fluorescentes no teto, o monitor da Pixel Qi perm anece nítido como uma folha de papel.

O segredo é um modo de operação duplo nas telas 3Qi: quando o backlight (luz que ilumina a tela) está ligado, elas se comportam como um monitor LCD colorido tradicional. Neste modo, podem ser usadas em ambientes internos. Já com o backlight desligado, elas transformam-se em monitores monocromáticos com legibilidade similar a uma tela de papel eletrônico, também conhecido como “e-Ink” ou “e-Paper”. É este modo que permite a legibilidade sob a luz do sol.

Com baixo consumo de energia e baixo custo, as telas da Pixel Qi são ideais para uso em aparelhos como netbooks, onde a bateria e a tela são justamente os componentes mais caros. Ainda não há previsão de data para a chegada dos primeiros aparelhos com telas da Pixel Qi ao mercado.

IG

2 comentários:

Haa mais nesse quisito de painel anti relfexo a tela da minha televisão é muito boa. O painel dela se eu não me angano é o IPS.

Haa mais nesse quisito de painel anti relfexo a tela da minha televisão é muito boa. O painel dela se eu não me angano é o IPS.