15 janeiro 2010

Celular, com um "toque" de TV

Embora seja uma daquelas mega-empresas sul-coreanas que produzem de tudo, a LG é mais conhecida por aqui por suas TVs e telefones celulares. Seu primeiro telefone celular equipado com um sintonizador de TV digital, batizado de Scarlet Phone (LG KB775f), une estes dois mundos ao adotar o nome "Scarlet", usado na linha premium de TVs de alta-definição da empresa.



O aparelho é um smartphone 3G com um belo design em duas cores: preto na frente e vermelho na traseira. É um telefone pequeno e leve, equipado com uma tela sensível ao toque de três polegadas que domina toda a região frontal.

A tela só é capaz de registrar um toque por vez (single-touch), portanto não há gestos como no iPhone, mas todos os aplicativos fazem bom uso dela. Não há um teclado numérico, apenas três botões abaixo da tela. Na traseira encontra-se a câmera de 3MP, sem flash. O slot para o cartão de memória fica debaixo da tampa da bateria, que tem de ser removida se você quiser trocá-lo.

O aparelho peca por não ter uma saída de fones de ouvido com plugue padrão de 3.5mm. Em seu lugar, os fones são conectados a uma porta multifunção proprietária, também usada para transferência de dados e recarga da bateria. O Scarlet Phone vem com fones próprios, de boa qualidade, com o conector já moldado no cabo.

O MP3 Player tem ótimo som e os recursos básicos, como modos de repetição, seleção por artista, álbum ou gênero e um sistema de busca (que só leva em conta o nome da música), mas não tem equalizador de áudio. A câmera tira fotos muito boas com resolução de até 3MP ou faz filmes a 320 x 240 pixels (suficientes para o Youtube), tanto com a câmera frontal quanto com a câmera traseira.

Não há modos de cena ou efeitos além do sépia e preto-e-branco, embora haja a opção de adicionar molduras às imagens (o que reduz a resolução para 320 x 240 pixels). O foco é automático, e a câmera se saiu bem com fotos em macro (close extremo). Um softwarezinho de edição na própria câmera permite rotacionar, recortar e desenhar à mão livre sobre as imagens.

Mas vamos ao que mais interessa: a capacidade de receber a programação móvel de TV Digital (conhecida como 1Seg). Para isso ele tem uma antena retrátil no canto superior direito, que parece muito frágil: ela é muito mais fina na base do que na ponta e dá a impressão de que vai sair voando com qualquer esbarrão. É bom tomar cuidado.

Os recursos são típicos: busca automática de canais, guia de programação, legendas (closed caption) e a capacidade de capturar imagens (screenshots) dos programas e salvá-los na pasta de imagens na memória do celular. Infelizmente não há a opção de gravação de vídeo. Segundo a LG, a bateria tem autonomia suficiente para mais de 4 horas de TV.

A recepção de sinal é muito boa, com seis canais com sinal forte na região do Itaim, em São Paulo. A qualidade de imagem é a mesma de qualquer outro dispositivo 1Seg: a taxa de quadros é baixa, e a nitidez da imagem poderia ser muito melhor. Ainda assim, é mais que o suficiente para acompanhar a novela ou futebol a caminho de casa.

Aliás, este é um tema recorrente no Scarlet Phone: ele tem vários recursos que funcionam bem, mas não se destaca em nenhuma categoria específica. Mas isso não é necessariamente ruim: em uma época em que os fabricantes tentam desesperadamente superar um ao outro em busca de maior visibilidade, nos esquecemos que a maioria das pessoas não precisa de um "super telefone" no seu dia-a-dia. Para a maioria delas, basta um aparelho "bom o suficiente". E nessa categoria, o LG Scarlet Phone é uma boa escolha.

Saiba Mais

2 comentários:

é um desse que eu quero para ver a copa do mundo em qualquer lugar que eu esteja!

Celular muito bom com esse toque de tv deixou melhor ainda o celular , e ainda tem o nome de uma televisao perfeita a scarlet uma televisao que vem com bluetooth coisa de loco