02 março 2010

TV Digital: Normas dos perfis...

TV Digital: Normas dos perfis de interatividade já estão na ABNT


Tome nota: os projetos das normas técnicas de interatividade do padrão nipo-brasileiro de TV Digital já estão com o secretariado da ABNT, mas ainda não migraram para a área pública.

A expectativa é de que a consulta tenha início na semana que vem e seja de curta duração. As normas para os dois perfis de interatividade podem ser aprovadas em até 60 dias.

Os perfis preservam a identidade e a arquitetura do Ginga, incluindo os módulos NCL e Java.



O primeiro perfil tem recursos de monomídias como texto, fotos e imagens animadas. E ao segundo foram acrescentadas tecnologias de transmissão de aplicações de clipes de áudio e vídeo, permitindo, por exemplo, o “tira-teima” de jogos de futebol em mini-telas ao lado da imagem principal, entre várias outras possibilidades comerciais e lúdicas que poderão ser desenvolvidas e implementadas pela indústria.

A aprovação e a publicação das normas de interatividade pela Associação Brasileira de Normas Técnicas é vista como ponto-chave para o esforço de promoção internacional do Ginga, depois do reconhecimento da ITU (União Internacional de Telecomunicações).

Aspectos técnicos do Ginga-NCL – que compõe o padrão de middleware adotado no Brasil – foram incorporados à recomendação UIT-R BT.1699. E na Recomendação UIT-R BT.1306, constam inovações apresentadas pelo Brasil ao sistema ISDB-T, contidas nas Normas brasileiras.

Por intermédio de um acordo firmado entre Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a UIT, a entidade brasileira e o processo de padronização adotado na TV digital passam a ter para a UIT o mesmo status dos equivalentes editados por entidades como o Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI).

Fonte

2 comentários:

Acredite se quiser tv digital ea coisa melhor que fizeram , A televisao fica surpreendente , aprovo tudo que esta escrito , e ainda mais todas as televisoes tinham que te isso

É ótima mesmo.. mais se vc comprar uma nova Tv hoje lcd ou led.. certeza que ja venha .. Eu tenho uma LG da séria infinita que ja vem com ele integrado, alem dos recursos ótimos a imagem dela é shoow de bola!!