05 abril 2010

No dia do iPad, comprei um Kindle.

No sábado (3), quando o iPad foi lançado oficialmente nos EUA, comprei um Kindle. O intuito não foi irritar os fãs da Apple ou dizer que sou contra essa terceira categoria de eletrônicos, segundo definição de Steve Jobs (algo entre os laptops e os smartphones). Não, eu não pagaria os US$ 564,30 que o Kindle custa no Brasil para isso. Decidi comprar o leitor da Amazon porque, com todo o buzz criado em volta do iPad – algo digno de grandes lançamentos da Apple --, confirmei que, apesar de suas supostas mil e uma utilidades, o tablet não pode realizar com tanta eficiência a única função que o Kindle exerce tão bem: a de leitor digital.

E, ao contrário do que Jobs tentou me convencer, o que quero desde o ano passado é um leitor digital, não um portátil dessa tal terceira categoria de eletrônicos.


Kindle



Gamei no Kindle quando testei o produto e vi na prática o que é tecnologia e-ink, de sua tela. Nada de reflexos, em nenhum ambiente: é como se a página de um livro tradicional tivesse sido arrancada e colada sobre o portátil. Outra característica pouco divulgada, mas que me encantou, é a leitura em voz alta de textos em inglês. Tem voz de homem, de mulher, mais rápido, mais devagar. Apesar de um sistema eletrônico ser responsável por essa leitura, é tudo muito fluente, como se realmente uma pessoa estivesse lendo o texto que você escolheu.

E tem a facilidade de baixar livros da Amazon em apenas 60 segundos mesmo no Brasil, sem a necessidade de conectar o Kindle com qualquer outro dispositivo. Isso tudo por conta do chip 3G do leitor eletrônico.

O iPad, por outro lado, tem um aplicativo gratuito que disponibiliza a biblioteca do Kindle no tablet. Há também o iBooks, da própria Apple, que oferece livros da iBookstore – eles podem ser lidos em voz alta pelo sistema de acessibilidade VoiceOver, do iPad.

Mas não sei se essa leitura é fluente como a do Kindle. E falta a tela e-ink, que tanto me encantou. Tem também o irritante sistema iTunes, da Apple, com o qual nunca me adaptei. Há os milhares (milhões?) de aplicativos dos quais também ainda não sinto falta. Há o peso dos dois dispositivos, que pode fazer diferença no conforto da leitura (290 gramas do Kindle contra 680 gramas do iPad mais leve, sem 3G). E a promessa de conforto de navegação do tablet, que seria um terminal de internet de fácil uso, realmente não me seduz (o que não faltam em casa são apoios para facilitar o uso do notebook em diferentes ambientes). Por fim tem o fato, Mr. Jobs, de que há tempos eu quero o Kindle. Para ler livros, e só. O resto meu PC ainda faz, thank you very much.


Fonte

1 comentários:

Legal o produto com funcionalidades boas , tem conteudo , nao e esse produtos que deixa a pessoa sem saber oq ta usando , varias leituras tem o kindle