23 abril 2010

USP prepara lab de sustentabilidade.

A entidade vai pesquisar oportunidades ligadas à reciclagem e incentivar a iniciativa privada na elaboração de projetos ambientalmente corretos


Até o final do segundo trimestre deste ano, a Universidade de São Paulo (USP) inaugurará um Laboratório de Sustentabilidade, batizado de LASU - da palavra 'para cima' em italiano. O objetivo da iniciativa é promover pesquisas ligadas à reciclagem de eletroeletrônicos e incentivar a iniciativa privada a elaborar projetos sustentáveis.



Com base na experiência do Cedir (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática), da USP, que começa a receber equipamentos de pessoas físicas para reciclagem a partir de 1º de abril, o LASU também pretende incentivar projetos de inclusão social. “A indústria de reciclagem pode gerar empregos, abrindo caminho para projetos sociais como o treinamento de pessoas para ingressar nessa nova indústria”, explica a diretora do Cedir, Tereza Cristina Carvalho.

Atualmente, Teresa discute um projeto para capacitação de jovens para o primeiro emprego na separação de materiais recicláveis, junto ao Projeto Jovem Aprendiz e a uma grande rede varejista brasileira. “Se as empresas souberem aproveitar podem criar oportunidades de inclusão social”, afirma.

Fonte

0 comentários: