19 julho 2010

Robô-mordomo serve bebidas

Os robôs já estão prontos para sair das fábricas e andar com segurança por nossas salas abrindo garrafas e servindo alguns drinks. Pelo menos é o que sugere a Intel, ao apresentar, esta semana, seu protótipo robótico HERB (Home Exploring Robot Butler – Mordomo Robô Explorador Doméstico) em evento na cidade de Sunnyvalle, Califórnia.



No experimento público, o HERB serviu como um consciente garçom, oferecendo comes e bebes aos convidados, com a vantagem de recolher os recipientes vazios e despejá-los em recipientes para coleta. A empresa americana garante, no entanto, que o robô pode servir também para as demais tarefas domésticas, como buscar ferramentas e limpar móveis.



A queixa de alguns observadores é que, mesmo com a tecnologia adaptada ao ambiente residencial, as ações do robô podem levar muito tempo, dada sua lenta mobilidade mecânica. Siddhartha Srinivasa, Cientista Sênior da Intel Research de Pittsburg, explica no vídeo(em inglês) demonstrativo, todavia, que a velocidade não é o mais importante no experimento.



“Você ou eu podemos não querer que um robô leve 10 minutos para nos trazer uma cerveja”, diz. “Mas há pessoas, como paraplégicos em cadeiras de rodas que dependem disso; robôs como esse pode levá-los a viver independentemente por muito tempo”.

No futuro próximo, de acordo com a Intel, robôs do gênero ganharão mais agilidade e utilidade para pessoas com problemas graves de saúde.

RevistaGalileu

1 comentários:

Os robos vão dominar o mundoO!

\o/