22 julho 2011

Um olhar sobre a I-Tec – Tecnologia dos Povos Indígenas e Centro de Educação

Afinal de contas, o que vem a ser Tecnologia? De acordo com o Dicionário Informal “A tecnologia é um conjunto de conhecimentos e princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade”, vamos focar em uma parte “Conjunto de Conhecimentos”.


As tecnologias adotadas por habitantes nativos de um país (ou seja, os índios) são uma parte importantíssima do patrimônio cultural e deve ser protegida com “Garras” e dentes, se algo da historia de um povo se perde ela jamais será encontrada, vide a polêmica gerada pelo calendário Maia sobre o suposto “Fim do Mundo” em 2012.


Existe uma organização chamada I-Tec – Tecnologia dos Povos Indígenas e Centro de Educação. A I-Tec conta com a ajuda de missionários e, sobretudo da igreja. Com o passar do tempo, eles realizaram ótimos trabalhos como, por exemplo, oferecer um laboratório portátil dental e treinamentos para que os Índios usarem computadores entre outras coisas.


Porém existe algo que a I-Tec faz que me incomoda. Eles oferecem esse serviço em troca da adoração dos povos Indígenas a Jesus Cristo, não sou contra nenhuma religião, mas creio que o que eles estão fazendo seja exatamente o que a “Tecnologia Indígena” preza, ou seja, a tradição, não darei mais opinião, pois sou leigo nesse assunto, mas na primeira vista é isso que se pode concluir.


0 comentários: