29 julho 2009

Características IPS X VA



Tinha uma TV que tinha muito contraste na imagem e não conhecia ver nada direito
Também era de um modelo bem antigo, nunca vi nada igual, como não estava satisfeito decide vender a TV para investir em uma nova, com tem muitas pesquisei bastante os modelos, tamanhos e ângulo de visão, e estava entre dois modelos, LCD 42” com painel IPS ou uma LCD VA 40” Uso TV 70% para vídeo game e os outros 30% uso para filmes. Testei as duas e o preço é relativamente o mesmo, mais tem algumas características importantes que diferem uma da outra.
Dentre as que mais se destacam estão :

Tamanho: Mesmo sendo relativamente do mesmo preço, a TV com painel IPS é 42” e com painel VA é 40” e essa diferença é bem notável..

Design: A lcd de 42”com IPS é bem fina e moderna, porém utiliza uma cor padrão o preto que combina em qualquer ambiente, já a de 40” com VA o design é necessários utilizar algumas combinações por ter duas cores.

Imagem : Achei indiscutivelmente a do painel IPS melhor , a nitidez a resolução o nível de contraste, alta definição o tempo de resposta, rápido e as cores vivas. Já a com painel VA apresentou ter a cor bem forte porém não muito bem definidas , pela fato de não tem um tempo de resposta tão rápido e também o nível de contraste é um pouco maior que o a do IPS. Com a TV a cabo a imagem do IPS ainda continuou bem melhor.
Já com VA dizem que a cabo fica com distorção de imagem em ate pequenos detalhes

Vídeo – Game : Como o IPS tem um tempo de resposta menor, com certeza os gráfico ficam melhor nela e também pelo fato das cenas escuras que são mais bem detalhadas e definidas dando uma melhor definição e visualização do Game.

Conclusão: Apesar de algumas características diferentes e nítido que a de 42” com IPS é impressionante encantado por esse modelo , já a com VA achei que tem muito contraste e uma definição de imagem nada boa. Se forem detalhista como eu na escolha de uma TV não recomendo para ninguém.

6 comentários:

Legal a materia, mto interessante essas informações.

Nossa como sempre ips melhor q va né...kkkkkkkk

Já me disseram que esse painel Va naum é mt bom naum, mais vai de cada um neh...eu vi alguma imagens e parece naum ser mt bom msm naum, pelo menos a imagem naum é mt boa!!

Então Roberto eu tenho uma tv com esse painel Va e velho, nom é bom...eu particulamente to arrependido. Tipo ela naum é totalmente zuada mais ela tem uns defeitos q é osso e acaba com vontade de assistir!

É da uma diferença, o IPS é melhor e mais barato e o VA é Pior e mais caro rsrs....Esse painel ips tah conquistando as pessoas de um jeito surpriendente pela sua qualidade!!!

Muito boa essa informação!!! Existe muitas diferenças entre um painel VA e um painel IPS e claro que pela máteria ou pela imagem de uma LCD dos dois paineis, o melhor é o IPS, porque não deixa rastros nas imagens, é bem nitida, a imagem se mantem em qualquer ângulo e possui uma boa economia de energia... Só tem vantagens...