22 julho 2009

Nova tecnologia

Estava pesquisando sobre nossas tecnologias, e encontrei uma nota divulgada recentemente falando sobre uma nova tecnologia o painel IPS (In-Plane Switching) que é usado em monitores e TV LCD , diferente dos outros painéis que tem o cristais líquidos na vertical o IPS é construindo colocando os cristais líquidos na horizontal (paralelo à tela ).
Lá dizia que esses cristais líquidos horizontais faz com que a tela fique mais estável e resistente evitando que fique com aquele flach ou como alguns falam aquele famoso “ efeito fantasma” como mostra na imagem a direita.

Pesquisando sobre esse painel Ips na internet achei essa imagem que detalha bem a diferença deste painel que tem cristais líquidos na horizontal para outros painéis que utilizam cristais líquidos na vertical .
Sendo que não é só isso que o painel IPS tem de vantagem de ter uma imagem intensa e clara na função do seu pequeno tempo de resposta.

Entre outras coisas que me chamou muita atenção na matéria e que o ângulo visão aberto que permite que a qualidade de imagem seja a mesma vendo de lado ou de frente , com os mesmos valores de cores e nitidez.
Além de tudo esse painel é ecologicamente correto que consome 30 % menos energia que as telas LCD comum , porque tem a taxa de transmissão de luz maior , que ajuda reduzir a necessidade de energia para iluminação e também tem ajusto automático de brilho no fundo da imagem. O painel IPS esta nas TV de 17 a 52 polegadas, e em monitores de 20 a 30 polegadas.

4 comentários:

Nossa a imagem desse painél ips é muito mais nitida, realmente essa imagem mostrou a diferença.

Isso q eu acho legal, quando tentam melhorar o que tinha de errado na tv...Esse Ips fez isso, melhorou a imagem e o negocio do dedo, agora o VA tah a msm coisa das outras tah igual, tem q mostrar serviço se naum mostrar vai ser conhecida como tv ruim!

Nossa meww da mt diferença, muito boa a imagem sem contar q naum fica aquele clarao quando toca na tela....Agora sobre o Va eu esperava mais, foi um decepção pois eles lançaram uma tv nova mais com a mesma qualidade de uma velha!

As cores do ips é bem mais clara, tipo nunca tinha visto uma tv com painel ips, mais parece ser boa...